quarta-feira, 6 de abril de 2011

"Lutar com Palavras"


No primeiro momento da aula do dia 28/03, foi discutido o texto “Lutar com palavras”: o processo de desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos de ensino superior. O texto, de autoria da professora e pesquisadora do Instituto de Letras da UFBA Edleise Mendes, expõe a problemática do despreparo dos alunos para a produção de textos e das dificuldades que enfrentam para a compreensão e interpretação textual nesse nível de ensino. Em relação a esse despreparo e a essas dificuldades, que são constatados pela autora na prática como professora do Curso de Letras, seu esforço dirige-se à discussão de ações para desenvolver competências de leitura e escrita nos alunos, a partir de princípios e orientações didático-pedagógicas, visto que as causas do despreparo e das dificuldades dos alunos já são conhecidas,   pois, como coloca a autora, “A questão mais relevante, pelo menos neste espaço de reflexão, não é discutir as causas do problema, mas apontarmos caminhos que possam contribuir para o desenvolvimento dos nossos alunos como sujeitos que devem ser capazes de pensar sobre o que lêem e o que escrevem” (MENDES, 2006, p. 11). Alguns pontos de partida apontados para contribuir com esse movimento de maior reflexão são: a desconstrução de concepções equivocadas que os alunos trazem de língua/linguagem, de ensinar e aprender e do que seja o conhecimento da língua materna; o trabalho do professor com a autoestima dos estudantes de modo a valorizá-los como sujeitos que podem crescer e aprender independentemente das dificuldades que apresentem; a exposição do aluno a diferentes tipos de experiências de leitura de textos e o trabalho contínuo de reescrita, monitoração e reflexão sobre os textos que são produzidos. Assim, torna-se mais viável e menos sofrido para os alunos a redescoberta de novos modos de relacionarem-se com o mundo através da língua.
Referência Completa: MENDES, Edleise. “Lutar com palavras”: o processo de desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos de ensino superior. In: RIVERO, Sérgio; ARAGÃO, E. (Org.) Lutar com palavras: leitura, escrita e gêneros textuais. Salvador: Associação Baiana de Educação e Cultura, 2006. p. 9-22.
No segundo momento da aula, foram discutidas as principais concepções de língua, leitura e escrita, o que evidenciou, de fato, que os alunos apresentam concepções tradicionalistas, em acordo ao que é repassado para eles na escola. A partir das concepções mencionadas pelos alunos, que foram comentadas e discutidas, partimos para a reflexão de concepções interacionistas, que serão as que atenderão com mais adequação aos nossos objetivos enquanto atores sociais e professores / professores em formação de uma língua que é cada vez mais viva e dinâmica.  

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