segunda-feira, 23 de maio de 2011

HAICAIS DA TURMA

HAICAI
(em japonês: 俳句, Haiku ou Haikai)

  É uma forma poética de origem japonesa que valoriza a concisão e a objetividade.


HAICAIS DA TURMA DE LET A09 - 2011.1, turma 2 - Letras Vernáculas (noturno)




Adriele Santos: 
1.
A liberdade é uma pintura
Que só quem é livre
Poderá pintar.

2. 
A chuva passa, e eu passo com ela
Virei um passado
Na sua janela.

Ana Paula Silva:

1.
Produzir haicai,
Nossa, que horror!
É pior que ir ao doutor.


2.
Estudar, produzir e ler
É melhor que estar
Em casa assistindo TV.

3.
Estava na aula quando chegou a inspiração
Foi tão forte...
Que partiu meu coração.


4.
Estava na aula buscando inspiração,
Veio a professora e...
Tirou minha concentração!


Carolina Peixinho:

1.
Enganei-me,
Eu dizia “eu te amo”
Ele só dizia “eu também”.


2.

A certeza que se tem
É de que, ao certo,
Ninguém sabe de onde vem.

3.
O tempo parou de contar
Só para não dar o azar
De envelhecer.

 4.
Os cabides vazios
Disseram-me
“Ele partiu”.

5.
A pedra e o sabão
Cúmplices da lavanderia
Assassinaram, no rio, a sujeira.

6.

Vou acampar no quintal,
Só pra dizer
Que dormi fora

 7.
Ele me atravessou
Quando atravessei
E o sinal fechou

8.
A operadora me fez pensar
Que era você no celular,
Quando o torpedo chegou


Diego Porciuncula:


1.
Vivo os meus sonhos
Dou vida ao meu mundo
E a cada segundo descubro o que sou.

2. 
Sentimento, ar puro
Pássaros, flores, o mundo
A imensidão em mim.


3.
E quando me levanto seco do meu pranto
Vivo, inteiro, pronto
Aprendo um pouco mais de mim.



Emanuelle Oliveira:

1.
Há um momento em que devo
Ser filha, mãe, irmã, esposa
Até quando devo aguentar?

2. 
Fato inédito bastante peculiar
Mediante as mudanças,
Busquemos conhecimento sem parar.



Etelvina Moreira:

1.
Choveu sem parar,
Molhou pra danar,



2.
O amor na maturidade
Apaixonei-me aos 47
Do segundo tempo
É gooollll....


Jackeline Silvestre:
1.
Você me pede para eu não te esquecer...
Vou lhe contar um segredo...
Eu não paro de pensar em você!


2.
Não tenha medo das mudanças que possam ocorrer
Vá em frente!
Tudo pode acontecer!


 

Joana Angélica Costa:


1.
Inspiração:
Algo que não vem
Quando mais preciso dela

2.
A felicidade está nos detalhes
Sou feliz!

3. 
O impossível não existe,
O que existe é a falta de coragem
De lutar.

4.
Viver é amar intensamente
Ame!

5.
Não se deve desistir antes de tentar
Quem tenta sabe o final
Quem não tenta...

Joseane Santos:


1.
Já não se faz mais filhos como antes,
Pois com a transformação do mundo
Foram levadas a afetividade e a compreensão.


2.
Ao sentar-me na beira da praia
Olhando a imensidão do mar
Pude perceber a grandeza do amor de Deus.

Lidiane Ferreira:


1.
Por causa de um olhar
Vivo a pensar em alguém
Que vivo para amar.

2.
Nas sinaleiras brasileiras
Malabaristas
Quando mudaremos essa rotina?

3.
A criança chora,
Tristeza ao meio-dia
Deus, cadê o pão de cada dia?

4.
Milhares de espermatozóides
Enfim...
Aprovada no vestibular!

5. 
Virei coruja,
Virei morcego,
Fazer UFBA me deixou sem cabelo!


Márcia Ferreira:

1.
As promessas de Deus são dádivas,
As dos homens são dívidas.

2.
Em um dia programado,
Começamos nosso espaço.
Em um dia inesperado,
Nosso espaço foi interrompido.

3.
O perigo do amor é estar
Perigosamente apaixonada.

4.
Espero você, não me canso
Eternidade!

5. 
Quero ser assaltada,
Roube meu coração para te amar.

6. 
Viver por estar viva?
Ou viver pra continuar vivendo?


Maria Alves:

1.
Amor nada,
Paixão furada!
Que vida errada!


2.
Campos e prados,
Cansado fardo,
Suado, amado.


3.
Dúvida amarga:
Continuar parada?
Seguir cansada?

Maria Aparecida Castro:


1.
Estudar é amargo,
Porém, seus frutos são doces.



Nadira dos Santos:
1. 
Cada caminhar
Uma vida.

2.
Leve como um vento,
Flutuar...

Denso chão,  será?



Patrícia Santana:

1.
Rapaz, escrever não é fácil!
Mas se não tentar
Como vai formar?

2.
Pegar buzú todo dia,
Nossa quanta agonia!
Em Pirajá, então,
Sentado? Só no rabecão.

3.
Haicai, nossa quanto ai!
Isto é algo complicado
Parece até que está assado.


Sara Bernardo:
1.
Dói-me a saudade
Do que um dia fui e
Não mais serei.

2.
Já não sei em que porto me perdi.
Se me perdi, já não me importo
Se for por ti ... que seja porto!

3.
O vermelho dos meus olhos
Vem do verde do sorriso,
Alegria, alegria! Viajei mas já voltei!



Tacila Dantas:

1.
O tempo passa meio lento
Leva-me leve
Como o vento.

2.
Ando muito,
Vejo pouco,
Penso tanto!

3. 
Dia de chuva, caneca de café
Dias de sol, crianças brincando
Dia nublado, tudo parado.


Tairys Nery:

1.
Entrei na chuva,
Não vou me molhar
Só quero as nuvens.

2.
O vento passa,
A vida fica parada,
E o sol não brilha

3.
O inverno chegou mais cedo
E esfriou o meu verão

Tatiane Abade:
1. 
Distância,
Espaço vazio entre
O seu eu e o meu.

2.
A chegada do dia,
Festa às portas,
O tempo é relativo...


3.
Todo dia
Buzú cheio
Vida vazia!

Wiliam Almeida:
1.
O tédio no amor
Fidelidade em agonia
A monogamia é uma dor!

 
2.
Todos temos uma vez
A cada instante, com o Rei em xeque,
Com a Morte, joga-se xadrez.




2 comentários: